Três comportamentos que você deve adotar para evitar problemas com dinheiro

Após admitir seus problemas financeiros e reconhecer que uma mudança de atitude em relação ao dinheiro é necessária, você perceberá que se torna mais fácil superar a situação e começar a estabelecer um estilo de vida financeiro inteligente e estável. Entre as práticas que devem ser adotadas para iniciar essa mudança de comportamento, as mais importantes são:

#1. Procure se informar sobre o assunto

Uma das melhores formas de aprender mais sobre a educação financeira é buscando o máximo de informações possível sobre o tema, o que pode ser feito através da leitura de livros e artigos. Um bom exemplo é o bestseller Pai Rico, Pai Pobre, lançado em 1997 pelos escritores Robert Kiyosaki e Sharon Lechter. Com mais de dez milhões de exemplares vendidos pelo mundo, o livro possui uma linguagem simples e de fácil entendimento, com foco em ensinar aos seus leitores algumas lições valiosas sobre finanças pessoais.

#2. Aposte em cursos de educação financeira

Uma alternativa didática e eficaz é investir na realização de cursos sobre finanças pessoais. Um dos cursos mais renomados da atualidade é o curso de educação financeira que utiliza a metodologia DSOP, a qual é pautada em quatro pilares: Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar. Partindo desse princípio, esse curso oferece motivação e conhecimento para que as pessoas reavaliem suas relações com o dinheiro e descubram o melhor caminho para a sua independência financeira.

#3. Tenha força de vontade e disciplina constante

No início dessa mudança nos hábitos financeiros, é necessário ter muita força de vontade para não se deixar levar pelo antigo impulso de gastar e consumir de forma descontrolada. Para isso, uma boa sugestão é sempre fazer o seguinte questionamento antes de comprar algo: “Eu quero?” ou “Eu preciso?”. Esse tipo de pensamento mais consciente aos poucos irá fazer com que a disciplina seja formada para que assim, no futuro você pense com cada vez mais clareza antes de gastar dinheiro.

Com a adoção dessas práticas no dia a dia, a sua relação com o dinheiro se tornará gradualmente mais fácil e estável. Desse modo, é possível construir uma vida financeira saudável e livre de problemas.

Abale Desenvolvimento Web Anotações
Curso de educação financeira, dificuldades financeiras o que fazer, finanças pessoais

Conteúdos Relacionados

Quem já ouviu comentários do tipo “a pessoa gasta mais do que ganha”? Tempos atrás, quando ainda trabalhava na área comercial, eu vivia este paradigma. Administrar bem meus ganhos era algo praticamente impossível. Com o passar do tempo junto as necessidades, busquei informações que contribuissem para uma educação financeira mais adequada, pois logo em seguida, […]

Nunca um problema foi tão comum no país como o de administrar as finanças pessoais. Alguns dos mais conceituados órgãos indicam que milhões de brasileiros estão com a corda no pescoço e devem muito mais do que andam ganhando. Para quem ainda não chegou a esse extremo, mas não sabe como administrar seu dinheiro, e […]

Carregar mais ARTIGOS

Descubra o propósito da sua marca
Receba nossa newsletter e fique por dentro das novidades em Branding e Negócios.