Prezados colegas,

“Vou contar uma história para o povo brasileiro e também pros companheiros que vivem em auto mar…”

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=1qbJ85ETQ20[/youtube]

Estou me desligando da Konfide Marketing Digital. Foi uma escolha que fiz para poder experimentar novas experiências profissionais. Tenho consciência das dificuldades que vou ter, mas são com esses obstáculos que quero ganhar maturidade e evolução prática.

Minha trajetória na Konfide começou no final de maio de 2009. Antes, trabalhei oito meses como estagiário de criação na agência experimental da faculdade. Quem me convidou a trabalhar na agência foi Marcio Okabe, que guardou um cartão de visita recebido em um evento promovido pelo SEBRAE e passou a observar-me nas redes sociais. Na época trabalhavam na agência: Okabe, Danilo, Fernando, Guilherme, Tayná, Lilian, Ricardo e Caio. Aprendi muita coisa e tenho que agradecer sinceramente a todas essas pessoas.

Sempre fui muito curioso e prestativo. Os tempos passaram até que fui assumindo responsabilidades. Muito foi realizado e obtivemos benefícios evidentes para ambos os lados. Na maioria das vezes, o “meter a mão na massa” me deixa empolgado! Foi/é um momento importante na minha carreira.

A agência cresceu e novas pessoas chegaram (outras se foram :)). Foram experiências muito interessantes. Pessoas como @FernandoRosa e @CaioMarcelo me davam apoio e motivação nas horas desafiadoras.

Porém, chega o momento em que os interesses (pelo menos de minha parte) parecem divergir-se. Sinto desejo de atuação ainda pungente e quero atende-lo.

Comuniquei ao @MacioKonfide e @LudyAmano (diretor e gerente de projetos, respectivamente) que iria desligar-me. Dei a notícia convicto da escolha que tinha feito. Desde então fiquei imaginando como explicar minha saída da agência para vocês todos (as).

A Konfide foi minha quinta casa profissional. Aqui fiz, ganhei e vou “deixar” amigos muito especiais. Como marinheiro de primeira viagem neste oceano digital, critiquei muitos métodos e em várias situações, errei bonito. Mas aprendi com os erros, muito.

Joomla! man 😉

Conheci o Mambo – “pai” do CMS Joomla, mas não me adaptei com a ferramenta. Era muito complexa. Depois, já na era Joomla, passei a gerenciar conteúdos na versão 1.0 da plataforma.

Com @DaniloBarros e @FernandoRosa, desvendei os segredos do Joomla 1.5. Neste momento enterrei o ASP e também o (mentira) DHTML. Mas foi principalmente @CaioMarcelo que me ensinou a ganhar ritmo de trabalho, conversar e ter responsabilidades especificas com os clientes. Esta foi a fase em que eu trabalhava para as agências (irmãs siamesas) Elementa e Konfide ao mesmo tempo. Vida de estagiário é fogo mermão!

Hoje, sou consultor com foco em gestão, planejamento e boas práticas de SEO e usabilidade da ferramenta e, facilitador do cursodejoomla.com.br junto ao parceiraço @DaniloBarros. Dupla esta que já palestrou no Joomla! Day Brasil 2010 (maior evento da comunidade brasileira) e também na Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID).

WordPress

Há! Esse eu aprendi na raça! Ainda tenho uns truques para descobrir, mas já fui atender clientes em outros estados. 😉

Marketing digital, SEO (search engine optimization), links patrocinados, métricas, social media, a pqp!

Até maio de 2009 eu não fazia a menor ideia da origem destes terríveis palavrões.

Conheci o desconhecido no Curso de Marketing no Google, aplicado pelo @MarcioKonfide – até então eu não imaginava que seria convidado a fazer parte do time Konfidiano. Depois, o incentivo veio de um cara que adorava desafiar e me chamar carinhosamente de filho da puta (no bom sentido, claro) pelo simples fato de eu desconhecer alguns palavrões (termos) relacionados ao tema – @DaniloBarros novamente! Mesmo assim, ele ajudava e confiava tarefas em projetos expressivos como Frei Caneca Shopping.

Alguns meses depois, graças ao investimento da agência na formação e atualização do time, participei de um curso de SEO facilitado pelo brontossauro @Flavio_Raimundo que magicamente utilizou apenas oito folhas de sulfite (eram os slides dele) para explicar todo o conteúdo planejado daquele dia. Cá entre nós, foi divertido ver a @lialvares questionando o tiozão sobre sites instalados em /diretórios!

Não posso esquecer-me de nomes como @HelioRampazzo,  @RenataIlman e @LudyAmano que me ajudaram a sacar bons insights de análise sobre AdWords e outras peripécias do mundo digital. Também, @RenataMatias que me fez compreender (finalmente) a importância da análise mercadológica e “swótica” sobre qualquer projeto e/ou planejamento estratégico para qualquer tipo de ação, seja off ou online.

Em suma, boa(+) parte de tudo que sei sobre marketing digital e suas ferramentas têm influência desses nomes e também de dezenas de blogs, SearchCast, fórum de ajuda para webmasters e o próprio Google, comunidades Joomla! e WordPress, curso da MestreSEO, eventos, livros etc.

Também troquei figurinhas com…

@cleomorgause, @leandro_marcel@aversus, @JanaBananaNew, @odemur, @k0k1man, @ronildo, @_leomirandaFernanda Berg, @maiconvieira, @rodrigospillere, @_danielcorrea, @SampaFabio, @procrastino

Voltando…

Galera, a Konfide pode crescer muito mais com a união, boa comunicação e empenho de vocês todos. Continuo vestindo a camisa, pois facilitarei alguns cursos com a bandeira vermelha (salvo de conceito políticos e ideológicos).

Agora, é necessário fechar um ciclo para iniciar outro. Há momentos que ao invés de reformar a casa é melhor construir uma nova, do zero.

Marcio, Ludy, Sakuda, Marcelo, Ricardo, Gabriel, Renata, Ygor, Kafé, Diego, André, galera remota, e outros que já se foram, MUITO OBRIGADO por tudo que cada um me ensinou aqui.

Dedico aqui meus votos de agradecimentos aos colegas de trabalho e clientes que tornaram-se meus amigos!

Forte abraço a todos. Valeu!

Rogério Costa

Abale Desenvolvimento Web Anotações
carta de despedida profissional

Descubra o propósito da sua marca
Receba nossa newsletter e fique por dentro das novidades em Branding e Negócios.