Segurança digital: como bases legais da LGPD e CCPA afetam estratégias de CRM marketing/sales

Direito digital

Você se preocupa com os dados de seus clientes? O direito digital tem sido debatido em diferentes espaços com frequência, por isso é importante estar atento aos dados de seus clientes.

Pensando em facilitar sua compreensão sobre essa temática, preparei um material que vai apresentar o que é segurança digital, sua importância e como ela pode impactar diretamente na sua empresa. Boa leitura!

O que é segurança digital e porque ela é importante?

Segurança digital diz respeito à proteção no mundo digital de dados e informações de empresas e pessoas físicas, no qual são utilizadas ferramentas que possibilitam maior credibilidade, confiabilidade e autenticidade no momento da navegação dos usuários.

E você sabia que em uma pesquisa realizada pela IBM entrevistando os brasileiros, 96% deles concordam que as empresas precisam fazer mais para proteger seus dados, isso tudo aliado a LGPD, que vamos falar mais a frente.

Portanto, uma empresa que entrega processos seguros, com estratégias que visam garantir o respeito pelos dados e informações dos clientes, tem tudo para conquistar vantagem competitiva no mercado. 

Isso se dá pelo fato de que haverá uma redução nos crimes virtuais, conquistando a confiança dos consumidores, aumentando assim a reputação da empresa. Saiba mais a seguir.

Como a segurança digital impacta no meu negócio?

Durante o período da pandemia do Covid-19 houve um aumento significativo nos crimes virtuais no país, fruto do distanciamento social e da quarentena, as pessoas começaram a utilizar mais a internet para acessar produtos e serviços.

Para além do que já comentei, a segurança digital pode impactar fortemente no seu negócio, evitando violações em suas páginas na internet, furtos de propriedade intelectual ou ainda interrupção do sistema de operação.

Vale atentar-se ainda para a fidelização de sua clientela, já que as chances de afastar seu público do seu negócio são altas quando a segurança não está aliada à sua empresa.

Entenda os conceitos de LGPD, GDPR e CCPA

LGPD o que é?

A sigla LGPD significa Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, sancionada no ano de 2018 no Brasil sob o número 13.709/2018, sendo válida apenas para o território brasileiro, sendo aplicável para todo e qualquer natureza, resguardando e preservando dados. 

Ela tem o objetivo de penalizar qualquer infração que seja relacionada ao desvio, roubo e uso indevido de dados, garantindo ao usuário maior segurança para compartilhar informações. 

Alguns juristas defendem que os dados acumulados até o momento em que a Lei entrou em vigor, pode ser entendido como OPT-IN automático. No entanto, a empresa precisa disponibilizar recurso para que o usuário possa se descadastrar e/ou destruir os dados.

GDPR

GDPR é a sigla para General Data Protection Regulation, que em português significa Regulamento Geral de Proteção de Dados, válido somente no território da União Europeia.

Seu objetivo é proteger as pessoas durante seus acessos à internet, garantindo transparência e controle sobre as informações pessoais retidas por empresas e instituições na web. 

Seu lançamento foi em 1995 mas teve que ser atualizado em decorrência do acelerado crescimento das redes sociais e da internet na vida das pessoas. Ainda que sua aplicação seja apenas na Europa, os brasileiros têm recebido e-mails e informações sobre a sua atualização nas plataformas digitais. 

CCPA

Agora, para quem vive na Califórnia, a segurança digital é administrada pela California Consumer Privacy Act, delimitando regras e funções para as empresas que colhem dados dos usuários na internet, entrando em vigor apenas em 2020.

A partir dessa Lei, os usuários podem acessar suas informações, solicitar relatórios e assim proibir seu uso, caso esteja sendo feito de maneira danosa. 

Quais são as iniciativas que ajudam na segurança dos usuários?

Listei a seguir algumas iniciativas que vão facilitar na preservação da segurança das informações dos usuários, elas são:

  • Captcha: evita spam em URLs públicas;
  • Dupla confirmação de cadastro: garantindo Leads e evitando invasões no sistema;
  • Cookies: solicitar ao usuário através de cookies a liberação para uso de dados de forma correta.

E se você tem RD Station na sua empresa e quer auditar conformidade com a LGPD, preencha o formulário agora mesmo que eu te ajudo!

Felipe Silva Anotações
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