Árvore do Marketing na Internet

Por Mike Robinson, editor do blog MainLineMedia.com

Como profissional de marketing focado no Meio Internet, busco por maneiras de melhor entender e explicar a indústria uma vez que ela cresce e muda constantemente. Com tantos termos, metodologia, tecnologias e táticas, sempre procurei pelos melhores e as mais simples técnicas de descrever os princípios fundamentais e mostrar como todos eles se encaixam de uma forma que meus clientes possam materializar as diversas oportunidades.

A post shared by Rogério Costa (@matofino) on

Árvore da Vida

Encontrei na árvore a metáfora perfeita: — Não só porque ela mostra os componentes e possibilidades, mas por demonstrar a prioridade e a ordem que sigo como cruciais para que o marketing online seja feito de forma adequada.

Raízes Profundas

Primeiro, as raízes fortemente profundas na forma de pesquisa, estratégia, branding e conteúdo. É tentador avançar junto as fases de implementação/execução do projeto, mas como uma árvore que tem uma estrutura de raíz fraca, seu marketing não vai ficar de pé sem uma base sólida para se apoiar.

Tronco Robusto

As raízes dão suporte a um tronco robusto feito de um bom web design e desenvolvimento. Assim como uma árvore cresce maior e mais forte com o passar do tempo, seu website e sua presença na internet devem estar aptos a fazer o mesmo. O tronco é o núcleo/alma da árvore, sendo assim um bom website deve ser o núcleo do marketing da sua empresa.

Galhos Esparramados

Os galhos de uma árvore são um símbolo perfeito para a tremenda gama de oportunidades que existe para você se promover. Dos buscadores como Google as redes sociais, do email marketing ao link patrocinado, há um número crescente de categorias de canais promocionais para explorar. O importante é entender como esses galhos devem crescer fora da estratégia comum e como eles devem servir de base/realimentar o núcleo/website.

Sua Árvore, Sua Floresta

Uma árvore cresce bem por direcionar-se para a chuva ou para o brilho do sol, crescendo mais e mais para tomar espaço, expandindo para cima e para fora a fim de bloquear a vegetação concorrente e garantir sua longa vida. Escolha! Você irá plantar um imponente carvalho ou se contentar com um arbusto nascente?

Algumas considerações

  • Solo fértil para árvore crescer equivale a Cultura Organizacional da empresa;
  • Força Mobile é como o ar e está por todo o lado;
  • Nutrientes são como Indicadores/ROI e se forem insuficientes, pode levar a morte.
Abale Desenvolvimento Web Anotações
Árvore do Marketing, profissional de marketing

Conteúdos Relacionados

Sua empresa decidiu contratar os serviços de uma agência para resolver um problema de marketing e comunicação, mas foi sugerido a contratação de um profissional para trabalhar internamente na empresa. Faz sentido? O que dizem os executivos brasileiros sobre o tema?

Carregar mais ARTIGOS

Descubra o propósito da sua marca
Receba nossa newsletter e fique por dentro das novidades em Branding e Negócios.